Talk: “Não trabalho, só desenho” com Guilherme Karsten

Confira o que rolou no Talk “Não trabalho, só desenho” que aconteceu no dia 08 de Junho, na presença do ilustrador Guilherme Karsten e mediado pelo Juba, o professor de desenho aqui da Casa.

Sobre o artista: Guilherme Karsten desenvolve ilustrações para livros infantis, projetos para o mercado de moda e design gráfico. Em 2010 venceu um concurso nacional para novos ilustradores, iniciando sua jornada no mundo editorial. Ilustrou inúmeros livros publicados no Brasil, América Latina, EUA e Europa. Em 2019 estreará seu primeiro livro: CARONA, como autor de textos e imagens.

O Talk abordou assuntos a respeito da carreira de ilustrador e o mercado de trabalho de ilustração editorial, mostrando os projetos recentes feitos pelo talker, além de trazer informações importantes para quem deseja seguir nessa área.

A importância de pesquisar

Tudo que eu olho e leio acredito que é pesquisa, desde política até Pinterest, Instagram e coisas assim. Qualquer trabalho que eu faça eu pesquiso muito antes, e aí não termino e vou trabalhar, eu to trabalhando e volto na pesquisa e vou alterando, mexendo, refazendo, essa foi uma das coisas que eu aprendi quando trabalhei com moda, você tem que pesquisar. Na minha agenda de trabalho tava incluso dias de busca por referências, eu não podia começar a trabalhar antes disso, eu tinha que ir pra internet, viajar, fazer outras coisas, ver algum vídeo. Eu precisava encher a minha cabeça de informação pra depois começar a tirar algumas coisas, limpar e falar pronto, é isso aqui que eu quero.

Confiram as principais dicas do ilustrador:

  • Crie o seu próprio estilo de ilustração e faça o mercado começar a entender o seu trabalho e a gostar do que você está mostrando;
  • Não estar sendo pago, não é desculpa para não desenvolver a sua arte com o que você tem e do jeito que pode no momento;
  • Se envolva no universo do que você quer criar: busque referências, conheça pessoas e leia muito;
  • Permita-se surpreender por diferentes informações;
  • Não diga que não consegue criar alguma coisa sem antes tentar: foque e faça;
  • Se você não sabe, aprenda a falar inglês, porque é uma língua que vai fazer você se comunicar com muito mais pessoas;
  • Não pense que as pessoas vão vir até você para conhecer o seu trabalho: deixe a vergonha de lado e leve o seu trabalho até as pessoas;
  • Tenha alguém de confiança para avaliar o seu trabalho e dar opiniões sobre pontos que você pode melhorar;
  • Entre em contato com outros profissionais da área;
  • Exponha o seu trabalho nas redes sociais, você tem que correr riscos;
  • “Tomem banho, porque no banho vem muita ideia, é bobagem, mas vem”.

Para saber mais sobre o Guilherme e ficar por dentro dos seus últimos trabalhos, acessem o site do ilustrador. Tem muito trabalho lindo por lá!

Deixamos aqui o nosso agradecimento a esse profissional incrível pela experiência compartilhada, e a todos que compareceram ao evento! ❤

Gui, que você siga colorindo a vida com as suas ilustrações e inspirando outros artistas a acreditarem nos seus sonhos. Volte sempre que quiser, a Casa estará de portas abertas!

*Você pode conferir o Talk na íntegra clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *