Talk: “Trabalhar para a Disney: do Sonho à Realidade” com Rubens Belli

Confira um pouco do que rolou no Talk “Trabalhar para a Disney: do Sonho à Realidade” que aconteceu no dia 05 de Outubro, na presença do profissional Rubens Belli e mediado pelo Juba, o professor de desenho aqui da Casa.

Sobre o talker: Rubens Belli é ilustrador, animador, diretor e produtor de filmes de animação com mais de 20 anos de experiência nos mercados de publicidade e editorial e séries para TV. É fundador da Belli Studio, onde trabalhou em séries como Carrapatos e Catapultas (TV Brasil/TV Cultura/Zoom Elefante), Peixonauta (TV Pinguim), Meu Amigãozão (2DLab/Breakthrough) e Terra Prometida (Conspiração Filmes) exibida na Netflix. É produtor e diretor da série Boris e Rufus (Belli Studio, 2018) em exibição no canal Disney XD Latin America.

O Belli Stúdio é uma empresa independente de entretenimento que atua no mercado desde 1999, e conta com uma equipe de profissionais de Animação 2D digital, Ilustração e Design Gráfico. O estúdio possui experiência em serviços de produção de séries para TV, desde arte conceitual e desenvolvimento criativo, ao design, animação e pós-produção.

O Talk foi sobre como é a carreira de Ilustrador, Animador, Diretor e Produtor de filmes em animação, abordando a experiência do talker na área e como ele se tornou diretor de um estúdio de animação.

Estado de Fluxo: ame o que você faz

A paixão de Rubens pelo desenho e ilustração é algo que o acompanha desde criança, sendo para ele uma atividade tão prazerosa que o proporciona o chamado “estado de fluxo”, que é um estado mental caracterizado pelo sentimento de total envolvimento em uma atividade. E é claro que amar o que se faz, sempre será um dos segredos para o sucesso em qualquer área.

Contato com a Disney e início das animações para o mercado publicitário

O contato do Rubens com a Disney começou quando ele foi para São Paulo realizar um curso intensivo de duas semanas com o Aroldo Guimarães, um brasileiro que trabalhou como animador da Walt Disney Studios, em filmes como Aladin e Pequena Sereia. Rubens comentou que esse foi um marco na sua carreira, pois ele viu de perto como se fazia animação profissionalmente e começou a se interessar ainda mais pela área. Quando retornou para Blumenau organizou uma oficina de animação no Belli Stúdio, período em que criaram o curta Aventuras na Ilha da Magia, e a partir disso começaram a trabalhar com animações para o mercado publicitário. Um dos clientes do estúdio foi o Beto Carrero, sendo de autoria deles, materiais como o mapa do parque e o HQ Betinho Carrero.

Qual é a importância do desenho manual para um profissional de animação?
“Para trabalhar nessa área é fundamental que o profissional saiba desenhar, porque o software é apenas uma ferramenta que vai facilitar o processo.”

Como saber que uma ideia tem potencial para dar certo?
“Feeling, vivências, entender o público e levar seus projetos para as pessoas certas, nos lugares certos.” 

Confira as principais dicas do Belli para quem deseja se profissionalizar na área:

  • Vá a eventos/feiras da sua área com frequência, conheça diferentes profissionais, públicos e crie relacionamentos;
  • Invista nos projetos que você acredita;
  • Domine os 12 princípios de animação;
  • Saiba como formatar seus projetos para apresentar eles da melhor forma, pois o seu trabalho de meses será vendido em uma apresentação de minutos, e ela precisa ser clara e convincente;
  • Se você deseja levar seus projetos para outros países, comece a frequentar Feiras Internacionais, elas ajudarão muito a ampliar sua visão;
  • Aprenda a desapegar! Jamais pense que suas criações são perfeitas e imutáveis, se for preciso mate personagens, crie outros e mude suas idades;
  • Entenda que uma obra nunca está perfeita e quando se trabalha em equipe, todas as opiniões são válidas para melhorar o projeto;
  • Discuta o universo do seu projeto a exaustão, você vai acabar percebendo detalhes que antes passaram despercebidos;
  • Suas obras devem ter sinergia com os seus valores, lembre sempre disso.

Para saber mais sobre os trabalhos do Belli Studio acesse: Site | Youtube | Facebook | Vimeo

*Você pode conferir o Talk na íntegra clicando aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *