Bingo! O estilo de tipografia escolhido dará voz para seu texto, então é necessário optar corretamente
Você já está com tudo planejado, mas quando chega a hora de escolher a fonte perfeita para seu texto, trava. Aí entra no modo “o que aparecer primeiro, vai”.
Cada mensagem possui um conceito. A tipografia reitera esse conceito e facilita o vínculo entre emissor e receptor. Ela traz estilo e personalidade para o texto.
Dessa forma, as letras têm papel fundamental no layout: Elas são a “voz” da mensagem. Por isso é importante conhecer bem os estilos tipográficos para saber qual usar em cada tipo de trabalho, buscando transmitir a mensagem da forma mais coerente.
Mas o que é tipografia?
Tipografia é a base da comunicação escrita. O tipo escolhido precisa adequar a mensagem que deseja passar e como deseja que seja recebida pelo leitor. Ela pode transmitir várias emoções como alegria e tristeza, ou até mesmo sensações como segurança, seriedade, descontração.
Com a era digital, a tipografia se expandiu, possuindo milhares estilos, formas, entre outras opções. Confira alguns exemplos:
Você imagina esta fonte num texto fofo? A fonte Black Letter ou fonte gótica mostram uma característica mais agressiva e uma comunicação imponente, combinando mais com textos majestosos.
Fontes com serifas são as tradicionais, com uma comunicação mais séria e acadêmica. São bastante utilizadas em livros e grandes volumes de texto impresso, já que auxilia na leitura com maior continuidade e sem tanto cansaço visual.
Já está fonte não transmite muita seriedade. Tipografias no estilo Hand Lettering têm traços mais humanizados, com uma comunicação mais irreverente, combinando com algo mais divertido.
O estilo Sans Serif (sem serifa) é marcado por traços geométricos e minimalistas, que comunicam de forma mais clara e objetiva. São mais utilizadas em títulos, chamadas e em textos digitais.
Além de escolher a tipografia ideal, é necessário ficar atento na legibilidade, no contraste de cor e no espaçamento de linhas. Tudo isso faz parte da composição perfeita para você e para o leitor.
Conhecer os estilos e o que eles representam ajuda a economizar tempo e ter mais justificativas para a escolha. Não levar isso em conta na hora de definir a tipografia que conterá a mensagem, pode fazer com que ela perca força, soe estranho ou crie confusão.
Não “sorteie” as letras, predetermine o estilo. Isso ajuda a escolha ser mais rápida e segura.
E aí, qual seu estilo tipográfico preferido e qual te define mais? Deixa um comentário pra gente!