Computador para designer
Toda profissão requer suas ferramentas de trabalho e, em linhas gerais, quanto melhor forem essas ferramentas, melhor será o desenvolvimento do trabalho. Com a profissão de Designer Gráfico não é diferente. Além dos softwares, a principal ferramenta de trabalho é o computador. E investir em boas máquinas para aquilo que você se propõe a fazer, pode auxiliar até no aumento do seu rendimento e produtividade.
Seria difícil ter que trabalhar com diversos softwares abertos, aquele monte de guia de internet, usando arquivos pesados, em um “Lenthium” né? 🐌😅 Afinal, além da perda do precioso tempo, precisamos evitar problemas também para que não percamos arquivos, né? 🥵
Por isso, é necessário um equipamento com uma configuração de hardware interessante para que seja realmente eficiente. Ao decorrer dessa matéria, a gente vai conversar sobre isso, te indicando algumas configurações que vão te ajudar na busca pelo computador ideal 👨💻👩💻
Escolhendo sua nova máquina…
O primeiro passo ao escolher um novo equipamento de trabalho, é entender qual a sua necessidade. O computador perfeito, com todas as melhores configurações, custaria uma bela nota. Se para você isso não for uma problemática, é só correr para o abraço. Mas talvez, para caber no orçamento, seja necessário ajustar uma ou outra coisinha aqui ou ali. E saber qual será o uso prioritário, vai ajudar na escolha das configurações lá na frente.
Ou seja: se seu foco é trabalhar com Design Gráfico, com Web, com UI/UX Design, você vai precisar de configurações melhores, porém, não tão “parrudas” como alguém que vai trabalhar com edição de vídeo, com 3D e/ou Motion Design, por exemplo.
Outra dúvida que ouvimos com bastante frequência, é sobre o que é melhor: computador desktop ou notebook. E a resposta não poderia ser outra além de “depende”. Depende da sua necessidade, do seu uso, da sua verba, do seu objetivo com essa nova máquina. Vamos listar então alguns prós e contras dessas opções para clarear as ideias. Vamos lá!
COMPUTADOR DESKTOP
VANTAGENS
✅ Custo mais baixo com relação ao notebook
✅ Possibilidade de utilização de telas maiores
✅ Processadores mais potentes
✅ Upgrade de componentes com mais facilidade
✅ Mais durabilidade
✅ Manutenção mais tranquila
DESVANTAGENS
❌ Difícil de carregar de um lado para outro
❌ Ocupa espaços maiores
NOTEBOOK
VANTAGENS
✅ Facilidade de levar para qualquer lugar
✅ Produto completo nativamente (tela, teclado, som, câmera, mousepad)
✅ É prático e não ocupa quase nada de espaço
DESVANTAGENS
❌ Sensibilidade de componentes
❌ Upgrade de hardware é mais caro
❌ Valor mais caro que comparado ao desktop de configurações semelhantes
❌ Bateria imprevisível
Sabendo disso, vamos então falar agora de alguns pontos específicos de configuração.
Processador
Também chamado de CPU, o processador é como se fosse o cérebro de um computador, que garante a execução dos softwares.
O recomendado, é um processador com velocidade de 3,6 GHz, com pelo menos 4 núcleos e memória cache acima de 6MB.
Placa de Vídeo
GPU, como também é reconhecida, a placa de vídeo é responsável pelo desempenho gráfico.
Existem placas de vídeo que já vem integradas à CPU. Mas, a indicação da Casa para um melhor desempenho, é o investimento em placas como a NVidia.
Placa-Mãe
A placa-mãe é a responsável pelo funcionamento total dos hardwares.
Na hora de escolher a placa-mãe, é imprescindível que já se saiba qual processador será utilizado, porque algumas placas são desenvolvidas de forma exclusiva para alguns processadores.
Armazenamento
Enquanto você utiliza o computador, arquivos temporários vão sendo armazenados e, por isso, investir em um driver de armazenamento é importante.
Você poderá escolher entre HD (HDD) e SSD. Na prática, o HDD é mais barato que o SSD. Porém, o SSD tem uma velocidade maior.
O melhor dos mundos é ter os dois, tanto o HDD quanto o SSD. Neste caso, costuma ser colocado o HDD para armazenar arquivos e dedicar o SSD para inicialização de sistema operacional e softwares.
Já com relação à capacidade, é aquela relação de quanto mais, melhor. Porém, um SSD de 240 GB já é suficiente para inicialização do sistema e softwares. Já o HDD, realmente quanto mais melhor. Pois seus arquivos ficarão salvos nele usufruindo desse espaço.
Memória RAM
A memória RAM, de uma forma bem simples de entender, é a responsável por quantas coisas você conseguirá fazer ao mesmo tempo sem sobrecarregar e travar o computador.
Parte do mesmo princípio do quanto mais, melhor. Mas 16GB de memória RAM já são um excelente número para trabalhar com design.
–
Algo que você precisa ter em mente é que o melhor computador para iniciar, é aquele que cabe no seu orçamento. Pode acontecer de você conseguir investir na melhor possibilidade, ou pode acontecer de ter que começar com um mais baixo e ir fazendo upgrades a medida que o trabalho vai rendendo 🤑 O que não pode, é deixar de acreditar que você pode ou desistir de trabalhar na área por não ter, neste momento, o computador perfeito.
A Casa está disposta a te ajudar caso tenha ainda dúvidas em qual a melhor configuração para você, basta você clicar no botão logo abaixo e preencher os campos, que vamos poder te auxiliar da melhor forma.
Flw, vlw 🤙