Se você já viu o meme do “O que passa na cabeça dela?”, você conhece Divertida Mente. Nesse artigo vamos mergulhar na fascinante mistura de emoções que é o Design de Personagens de “Divertida Mente 2”.
Produzido pela Disney/Pixar, Divertida Mente, ou no original, Inside Out, é um filme de animação com um conceito muito bacana. Os dois filmes lançados até agora acompanham a garotinha Rilley, durante a sua infância, no primeiro filme, e durante o início da sua adolescência, no segundo. E o grande plot twist dos dois filmes é que nós acompanhamos a história do ponto de vista, não da Rilley, mas dos seus “divertidamente”, como ficaram conhecidos. Que são na verdade, as emoções da personagem.
Alegria, Medo, Raiva, Tristeza e Nojinho.E agora no segundo filme, tivemos a introdução de novas emoções, que são Ansiedade, Tédio, Vergonha, Inveja e Nostalgia.
Mas o assunto principal desse artigo é justamente sobre o Character Design das emoções de Divertida Mente e como eles são extremamente bem feitos, que é o que a gente já espera de um filme de um estúdio com o peso Disney/Pixar.
Processo criativo
Quando a gente fala de Design de Personagens, já é um assunto complexo por si só, e muitos fatores têm que ser levados em consideração. Quem é o personagem que estamos criando, quais as características físicas e mentais do personagem, com que público esse personagem vai conversar e por aí vai. E esse processo fica ainda mais complicado quando os personagens que estamos retratando não são “pessoas” de verdade, mas sim conceitos abstratos, como as emoções de Divertida Mente.
Por que nesses casos, a busca por referências fica mais complexa e o processo de entendimento desses personagens é muito mais subjetivo, não só aos membros do time de criação, mas também do público.
Claro que, por ser um filme Disney/Pixar, a estética dos personagens não iria fugir muito das outras produções do estúdio, que tem uma pegada muito forte com o público infantil.
Então pra gente entender porque o design desses personagens funciona tão bem, podemos pensar em três aspectos principais, que são formas e cores, trejeitos.
Formas
Durante a criação de um personagem, a personalidade e características podem ser representadas em diferentes aspectos. A forma, ou formas, do personagem é uma delas. Dependendo do formato do corpo, do rosto ou mesmo dos adereços que o personagem usa, é possível a gente saber muito dele, mesmo que ele não diga ou faça nada.
No caso de Divertida Mente, cada um dos personagens possuem formas distintas e diversas.
A alegria tem formato de estrela, o raiva parece uma caixa, o medo é esguio, a tristeza parece uma gota e a nojinho lembra um triângulo. E essas são só as formas de base de cada um dos personagens. Quanto mais o desenvolvimento do personagem avança, mas formas são adicionadas, moldando a aparência do personagem e formato pra que aquele personagem evoque sensações e percepções únicas.
O Raiva ser quadrado, por exemplo, dá a sensação de que ele seja “truncado”, algo não fluído, mas também robusto, como se possuísse muita força física, apesar do seu pequeno tamanho.
A alegria, sendo uma estrela e dando “estrelinhas”, pelo cenário nos mostra como ela é uma personagem ativa, espontânea e extrovertida. E a tristeza ser uma lágrima, é meio autoexplicativo.
Cores
Juntamente com as formas e formatos, as cores características de cada personagem são capazes de associá-lo a determinadas emoções, sentimentos e percepções. Aqui, puramente teoria das cores. O azul, da tristeza, por exemplo, é uma cor profunda, mas calma, que nos remete a solidão e isolamento. O vermelho do raiva nos traz sensações fortes e intensas, normalmente associada com amor ou própria raiva. E o Amarelo da alegria nos faz lembrar da luz do sol, de momentos quentes e aconchegantes, que são sensações boas.
E um ponto muito interessante no desenvolvimento das emoções do filme é que, embora cada personagem representa uma emoção específica, conseguimos perceber que eles possuem adereços de cores das outras emoções. Por exemplo a Alegria, que tem o cabelo azul, e a tristeza que tem o óculos Roxo. E como em um filme nada é por acaso, isso é uma forma dos designers nos dizerem que as emoções, mesmo representadas de forma independente, trabalham em conjunto e dependem umas das outras, formando um sistema muito mais complexo.
Por isso que as novas emoções, por exemplo também possuem cores características, como o vergonha sendo rosa, que nos lembra um rosto envergonhado, com as bochechas rosadas, ou a ansiedade laranja, que seriam uma mistura do amarelo da alegria, sendo bastante agitada e pró-ativa, e vermelho do raiva, agindo com impaciência e imediatismo. Além de um toquezinho de medo.
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Domine o Character Design
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Adereços
E o último ponto sobre o design dos personagens de Divertida Mente, temos os próprios adereços dos personagens, que também são capazes de nos contar muito sobre a personalidade e objetivos de cada um. Em Divertida Mente, o mais emblemático deles é com certeza a Ansiedade. Com ela, nós temos pontos como o suéter que ela usa. No filme, a tristeza também usa um, mas conseguimos ver que o da tristeza parece ser aconchegante, quentinho e macio. Ele serve como conforto pra personagem. Com a Ansiedade é totalmente o contrário.
O suéter da ansiedade parece ser feito com uma lã grossa, não muito trabalhada, que pinica e coça o tempo todo. Não parece nada confortável. Além disso, as mangas do suéter são muito longas e abertas, é difícil usar uma roupa assim, e as botas dela também são apertadas demais. Todos esses itens, do jeito que estão, servem pra nos fazer entender como a personagem se sente, afinal eu duvido que você fosse gostar de usar um casaco que pinica ou uma bota apertada demais.
O objetivo é mostrar como a Ansiedade é algo que nunca pára, está sempre sentindo alguma coisa, sempre ativa, mesmo que um pouquinho. Ah, e claro que não podíamos deixar de comentar o fato de terem feito ela sem nariz, que também é uma forma de representar um dos efeitos de um ataque de Ansiedade, que é a falta de ar.
Fora ela, outros personagens também têm adereços bem característicos, como a Alegria usando um vestido de verão, que dá o toque feminino da personagem, mas também a mobilidade pra ela sair pulando e correndo por aí. E a “to nem ai”, como ficou na tradução, essa emoção é o tédio, que usa pijamas e meia o tempo todo, mostrando que realmente ela “não está nem aí” pra nada.
Um ponto bônus seria se nós falássemos sobre o tom de voz de cada personagem, isso é, como eles vão se comunicar verbalmente, qual o timbre de voz, quais palavras e repertórios. Por exemplo, o Raiva tem voz grossa e fala rápido. Já imaginou se ele tivesse voz fina? Ou se ele não brigasse, mas sim usasse palavras rebuscadas e politizadas? Ou então, se a ansiedade falasse com calma e devagar? Ficaria no mínimo estranho. É claro que o desenvolvimento dos personagens ainda se expande muito mais, em conceitos mais aprofundados.
Divertida Mente usa formas e cores para transmitir emoções complexas
De maneira acessível, e envolvente, cada personagem, com suas formas, únicas e cores características, não apenas representa uma emoção específica, mas também integra traços de outras emoções, mostrando a complexidade das interações emocionais humanas.
O processo criativo por trás envolve muita pesquisa e entendimento profundo das emoções, o que resulta em personagens que são facilmente identificáveis e ressoam com o público. A escolha de adereços específicos para cada emoção, como o desconfortável suéter da ansiedade ou o vestido de verão da alegria, acrescenta camadas adicionais de significasse profundidade.
Esperamos que este mergulho no design de “Divertida Mente ” tenha sido tão emocionante quanto o filme em si. E quem sabe, talvez em breve você esteja criando os próximos personagens memoráveis do mundo da animação!
Confira nosso vídeo no YouTube sobre “Divertida Mente” e descubra os segredos por trás do character design das emoções!
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Vlw, Flw 🤘🏼