A área de design gráfico é bastante interessante e atrai o olhar e atenção de muitas pessoas que estão na busca de uma profissão.
Então se você quer conhecer tudo ou um pouco mais sobre essa área, vem com a gente nessa matéria que vai te trazer diversos detalhes sobre a profissão designer gráfico.
Design x Designer. Quem é quem?
Essas duas palavrinhas correlatas causam bastante confusão no mercado 😅 Então já vamos iniciar fazendo uma distinção entre elas 😉
Design = projeto criativo para resolver um problema (neste caso, gráfico).
Designer = o profissional que irá executar esse trabalho de design.
E o que faz então um Designer Gráfico?
Basicamente, cria soluções visuais em diversos formatos, como:
- Criação de logotipos e marcas;
- Desenvolvimento de embalagens;
- Layout para impressos como: flyers, folders, banners, papelaria e etc;
- Layout para produtos online como: sites, landing pages, redes sociais, banners de sites e etc;
- Criação de anúncios gráficos para meios impressos e digitais;
- Diagramação de jornais, revistas, ebooks e etc;
- Criação e produção de animações e vinhetas;
- Criação de arte para comunicação visual como: placas, fachadas, uniformes;
- E muito mais…
São inúmeras as possibilidades dentro do mercado de trabalho para atuação como designer.
Como trabalha
O trabalho de design gráfico é desenvolvido a partir das habilidades do designer que cria suas peças por meio de intervenções gráficas como desenhos, imagens, tipografia e cores. Tudo isso, alinhado a técnicas de harmonia e construção que resultam em um trabalho consistente através de gatilhos mentais, levando assim, a mensagem ao público.
Então o designer gráfico desenha?
Sim, mas não só. Embora não precise desenhar bem, é importante saber desenhar para colocar no papel as suas ideias com mais clareza. Mas, desenhar bem, acaba se tornando um diferencial competitivo bem relevante.
Pausa para um adendo:
Já que estamos falando sobre desenho, aqui tem uma matéria bem legal sobre os 6 elementos da representação gráfica que te auxiliam a desenhar melhor. Então depois de terminar a leitura dessa matéria, vem aqui pra essa que também está bem legal.
Retomando…
E além do desenho?
Para ser um profissional melhor, o designer precisa ter embasamento técnico, referências e conhecimento de áreas como a História da Arte, por exemplo, para aplicar conceitos que realmente estejam de acordo com a comunicação que se deseja passar.
Então não é só apertar botão?
Não. No. Nein. Non. 아니요
O Design vai muito além das ferramentas possíveis de execução. Embora seja interessante que o profissional se identifique com a tecnologia para utilizar as diversas ferramentas de computação gráfica para a realização dos projetos, é necessário também entender as diferentes técnicas para criar layouts que tenham resultado e solucionem problemas com foco no usuário.
É preciso ser criativo?
A criatividade ajuda, claro. Mas ninguém é criativo o tempo todo. Nessas horas em que a criatividade não aparece, a produção não pode parar, então quem está por dentro das tendências e conhece métodos de criação, sai na frente.
Quero ser Designer! E agora?
Uma ótima solução para quem deseja atuar como designer gráfico, é investir em cursos na área. Com um valor do que uma faculdade, cursos são focados na área específica, projetando o profissional para o mercado de trabalho com mais agilidade, além de ter um valor de investimento muito menor.
Sabendo disso, te convidamos a conhecer o Curso de Design Gráfico da Casa 😉
Aqui, você vai aprender a criar layouts bem estruturados e com ótimo embasamento técnico. Compreenda seu processo criativo e desenvolva habilidades de criação e desconstrução para apresentar soluções eficazes nas áreas de UI, Design editorial, Tipografia, Infografia, Branding e Comunicação Integrada.
São 50h/aula ao vivo, que você pode começar a fazer agora mesmo, mais 60h de orientação, totalizando 110h de aprendizado com Evandro Stein – que é Mestre em Design, publicitário com especialização em gestão da qualidade, diretor de criação que desenvolve trabalhos em branding, UX e editorial. Entusiasta da inovação que acredita no design como ferramenta para gerar soluções eficazes e transformadoras e na colaboração como principal propulsor da criatividade.
Ufa!
Agora só falta acessar a página do curso, conhecer todos os detalhes, ter nosso contato para tirar todas as dúvidas e investir em um conhecimento que lhe retornará o valor investido logo nos primeiros trabalhos.
Esperamos te encontrar do outro lado, como aluno 😉
Flw, vlw 🤙