Certamente você lembra muito mais do que faz do qualquer outra coisa. Por isso nosso método de ensino se baseia na
Na aprendizagem baseada em projetos, os professores dão vida à aprendizagem para os alunos.
Os alunos trabalham em um projeto por um longo período de tempo – de uma semana a um semestre – que os envolve na solução de um problema do mundo real ou na resposta a uma pergunta complexa. Eles demonstram seus conhecimentos e habilidades criando um produto ou apresentação pública para um público real.
Como resultado, os alunos desenvolvem conhecimento profundo de conteúdo, além de habilidades críticas de pensamento, colaboração, criatividade e comunicação. A Aprendizagem Baseada em Projetos libera uma energia contagiosa e criativa entre alunos e professores.
Numa definição mais formal …
O Project Based Learning é um método de ensino no qual os alunos adquirem conhecimento e habilidades trabalhando por um longo período de tempo para investigar e responder a uma pergunta, problema ou desafio autêntico, envolvente e complexo.
Como o PBL difere de “fazer um projeto”?
O PBL está se tornando amplamente utilizado em escolas e outros ambientes educacionais internacionais, com diferentes variedades sendo praticadas. No entanto, existem características-chave que diferenciam “realizar um projeto” de se envolver em um rigoroso aprendizado baseado em projetos.
Achamos útil distinguir um “projeto de conclusão de curso” – um projeto curto e intelectualmente leve, servido após o professor cobrir o conteúdo de uma unidade da maneira usual – de um projeto de “projeto contínuo”, no qual o projeto é a unidade . No Aprendizado Baseado em Projeto, o projeto é o veículo para ensinar os conhecimentos e habilidades importantes que os alunos precisam aprender. O projeto contém e enquadra o as técnicas e os conteúdos do curso.
Ao contrário dos projetos de conclusão, o PBL requer pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e várias formas de comunicação. Para responder a uma pergunta motriz e criar um trabalho de alta qualidade, os alunos precisam fazer muito mais do que lembrar informações. Eles precisam usar habilidades de pensamento de ordem superior e aprender a trabalhar em equipe.
Essa maneira de educar é o que molda o projeto de experiencia educacional da Escola Casa, que chamamos coloquialmente de ensino vivo. Tem se mostrado eficaz e gerado muito engajamento.